SPFW – A moda plus size e a representatividade nas passarelas

Durante muito tempo, pessoas com corpos “fora do padrão” tiveram dificuldade em encontrar roupas que tivessem bom caimento, destacassem seus atributos e, até mesmo, que fossem bonitas, como vimos no post Plus size: moda e estilo não tem tamanho

Com a difusão da moda plus size, o acesso a tamanhos maiores aumentou e hoje não precisam mais usar roupas para “se esconder” ou passar a vida buscando emagrecer para caber na roupa, quando a roupa deveria caber nelas.

Dados da Associação Brasil Plus Size (ABPS), mostram que o país tem se destacado neste mercado. De 2019 a 2021, teve um aumento de 21% e até 2027 a estimativa é que fature 15 bilhões de reais.

Este segmento da moda vem fazendo parte das passarelas, algo que era impensado há alguns anos atrás, quando víamos, por exemplo, os desfiles da Victoria’s Secret com modelos muito magras, não contemplando a diversidade de corpos que existem.

Hoje vemos corpos plus size representados em propagandas, outdoors, revistas e passarelas, como foi o caso do São Paulo Fashion Week. Marcela Baccarim, que já modelou para a Audaz, desfilou no SPFW e nos contou um pouco de como foi sua experiência.

Modelo curve há mais de 10 anos, Marcela trabalhou com diversas marcas ao longo de sua carreira. No ano de 2014, foi eleita Miss Brasil Plus Size, “que para mim foi uma quebra de paradigma importantíssima, em uma sociedade que estabelece padrões inatingíveis de beleza”, comenta.

“Sempre sonhei em ser modelo e tenho plena certeza, de que ao longo desses anos, contribuí para que a indústria da moda enxergasse as modelos fora dos padrões com mais respeito.

Desfilar nas passarelas do SPFW pela segunda vez foi mais um sonho realizado e sendo uma modelo fora dos padrões tradicionais, foi uma experiência profundamente impactante e transformadora. O fato de participar do maior evento de moda da América Latina – conhecido por suas tendências e influência na indústria – amplifica, ainda mais, o poder de representatividade e empoderamento.

Me senti desafiando as normas estabelecidas e abrindo caminho para a diversidade na moda. Minha presença e a de outras modelos plus size nas passarelas, envia uma mensagem poderosa de que todos os tipos de corpos são válidos, bonitos e merecem ser celebrados. Você se torna uma voz para tantas pessoas que não se encaixam nos estereótipos convencionais de beleza, inspirando-as a se aceitarem e se amarem como são.

Essa experiência também reflete uma mudança significativa na indústria da moda, onde cada vez mais marcas e designers estão abraçando a diversidade e a inclusão. E presenciar esse movimento nas passarelas do SPFW mostra que a moda está se abrindo para representar e celebrar a realidade do mundo, que é repleto de diferentes formas, tamanhos e identidades.

Você se torna parte de um movimento maior que está desafiando as convenções e contribuindo para uma indústria mais diversa e igualitária.

Eu sempre tive muita coragem e determinação em enfrentar os desafios e perseverar nessa jornada que têm um impacto duradouro, abrindo portas para futuras gerações de modelos plus size e ajudando a moldar um novo paradigma na indústria da moda.

Estar no SPFW é um passo importante e significativo nessa mudança, e é um lembrete poderoso de que a beleza está em todas as formas e tamanhos.”

Moda além dos padrões

Falando em SPFW, vamos citar algumas tendências que apareceram no evento

A transparência e o metalizado continuam em alta, assim como, peças de trabalho manual, como o crochê e o bordado.

A alfaiataria aparece com modelagem repaginada, sem cara de look formal ou de trabalho. A aposta é em peças descoladas, com silhuetas desconstruídas que podem ser combinadas com outros estilos.

O couro é uma super tendência do inverno, que aparece em até duas peças na mesma composição, como por exemplo, saia e jaqueta. Apesar do inverno ser bastante marcado por cores sóbrias, as cores vibrantes estão cada vez mais presentes, trazendo um pouco de frescor para esta estação.

Na Audaz temos lindas saias em couro – inclusive coloridas – que estão fazendo o maior sucesso.

Por serem mais estruturadas e terem cintura alta, essas saias não marcam tanto o corpo e ficam ótimas com blusas por dentro da saia e peças cropped. Podem ser usadas tanto com botas, quanto com sandálias, em estações mais quentes.

O look all jeans segue sendo um hit. Uma dica legal é mesclar tons de jeans ou lavagens diferentes entre si, como essa nossa composição. A camisa pode ser usada fechada ou aberta como uma terceira peça.

2 Comments to “SPFW – A moda plus size e a representatividade nas passarelas”

Leave A Comment